• CALENDÁRIO ESCOLAR 2022
  • BIBLIOTECA
  • GLOSSÁRIO
    •   HISTÓRIA - BL. I
      •   História - BL. II
      •   Voltar à principal
    •   DISCIPLINAS
      •   Artes
      •   Ciências Naturais
      •   Educação Física
      •   Geografia
      •   Inglês
      •   Língua Portuguesa
      •   Matemática
      •   PD
    •   ATIVIDADES
      •  1º Bimestre
      •  2º Bimestre
      •  3º Bimestre
      •   4º Bimestre
    •   CONTEÚDOS
      • Avaliações Bimestrais
      • Horários
    • DÚVIDA ?
      • Telefones
      • Fale conosco
    OS ASSÍRIOS E OS CALDEUS
    O aluno compreenderá o desenvolvimento das táticas e armas de guerras eficientes que se tornaram um dos impérios mais extensos da antiguidade.
    6º anos - Ensino Fundamental.

    CAÇADORES E COLETORES
    Conhecimento sobre as transformações, características físicas, formas de sociabilidade e o desenvolvimento das tecnologias.
    6º anos - Ensino Fundamental
    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    ROTEIRO


      •   HISTÓRIA E TEMPO
        •   O que a História estuda?
        •   Conhecimento da História
        •   Quem faz História?
        •   Revisão
      •   HABITANTES DA TERRA
        •   Origem do ser humano
        •   Os primeiros hominídeos
        •   Caçadores e coletores
        •   Revisão
      •   TERRAS BRASILEIRAS
        •   Formação do povo brasileiro
        •   Os habitantes da América
        •   Revisão
      •   EGITO E KUSH
        •   O Império egípcio
        •   Religião Egípcia
        •   Cultura e sociedade egípcia
        •   O Reino de Kush
        •   Revisão
      •   MESOPOTÂMIA
        •   Os sumérios e os acádios
        •   Os amoritas
        •   Os assírios
        •   Os caldeus
        •   Os hebreus
        •   Os fenícios e os persas
        •   Sociedade Mesopotâmia
        •   Economia Mesopotâmia
        •   Revisão
      •   GRÉCIA
        •   A Grécia
        •   Grécia Antiga
        •   Atenas
        •   Esparta
        •   Deuses e heróis gregos
        •   Jogos olímpicos
        •   Revisão
      •   ROMA
        •   Roma Antiga
        •   A República Romana
        •   O Império Romano
        •   Imperador Otávio Augusto
        •   Religião
        •   Revisão
      •   POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA
        •   Diversidade e Cultura indígenas da América
        •   O Império Asteca
        •   Os Maias
        •   Os incas
        •   Indígenas nas terras brasileiras
        •   Revisão
      •   MUNDO GREGO E A DEMOCRACIA
        •   Grécia Clássica
        •   Grécia Antiga
        •   A cidade-Estado
        •   Atenas
        •   Esparta
        •   Deuses e heróis gregos
        •   Jogos olímpicos
        •   Revisão
      •   ROMA: MONARQUIA, REPÚBLICA E IMPÉRIO
        •   Roma Antiga
        •   A República Romana
        •   O Império Romano
        •   Imperador Otávio Augusto
        •   Revisão
      •   POVOS E CULTURA NAS TERRAS BANHADAS PELO MEDITERRÂNEO
        •   Mediterrâneo
        •   A desagregação do Império
        •   Ascensão ao cristianismo
        •   Germanos
        •   Bizantinos
        •   Muçulmanos
        •   Revisão
      •   FEUDALISMO
        •   O Feudalismo
        •   Império Carolíngio
        •   Europa Medieval
        •   O senhorio
        •   Sociedade feudal
        •   Cultura na idade média
        •   Revisão
      •   POVOS INDÍGENAS
        •   Os Astecas
        •   Os maias
        •   Os incas
        •   Os tupis
        •   Revisão
      •   POVOS E CULTURAS AFRICANAS
        •   África: aspectos físicos
        •   Os bantos
        •   Os iorubás
        •   Revisão
      •   MUDANÇAS NA EUROPA FEUDAL
        •   O revigoramento do comércio e das cidades
        •   Conhecimento e arte
        •   crise, doenças e revoltas
        •   Revisão
      •   RENASCIMENTO E HUMANISMO
        •   O contexto
        •   Renascimento: características
        •   O humanismo
        •   A arte e técnica no renascentista
        •   O Renascimento italiano
        •   A expansão do Renascimento
        •   Revisão
      •   REFORMA E CONTRARREFORMA
        •   Motivos da Reforma
        •   Os primeiros reformadores
        •   Martinho Lutero
        •   João Calvino
        •   A reforna na Inglaterra
        •   A Reforna Católica ou a Contrarreforma
        •   Revisão
      •   ESTADO MODERNO, ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO
        •   O fortalecimento do poder dos reis
        •   O absolutismo
        •   O mercantilismo: riqueza e poder para o Estado
        •   O mercantilismo variou no tempo e no espaço
        •   A formação das monarquias ibéricas
        •   Revisão
      •   AS GRANDES NAVEGAÇÕES
        •   Enfrentando perigos
        •   O comércio de especiarias orientais no século XIV
        •   O que levou os portugueses a navegar em mar aberto?
        •   Portugal, o primerio nas Grandes Navegações
        •   As navegações espanholas
        •   Cabral toma posse das terras brasileiras
        •   Outros europeus nas Grandes Navegações
        •   Revisão
      •   CONQUISTA E COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA
        •   A conquista das terras astecas
        •   A conquista das terras incas
        •   As razões da conquista espanhola
        •   Revisão
      •   AMÉRICA PORTUGUESA: COLONIZAÇÃO
        •   Colonização Portuguesa
        •   Expedições, feitorias e pau-brasil
        •   A disputa pela Nova Terra
        •   O Governo-Geral
        •   A economia Colonial
        •   A sociedade Colonial
        •   Revisão
      •   ÁFRICA
        •   África: Organizações políticas
        •   Escravidão na África
        •   O tráfico africano
        •   Revisão
      •   EUROPEUS DISPUTAM O MUNDO ATLÂNTICO
        •   A disputa do munto atlântico pelso europeus
        •   A guerra por açúcar e escravos
        •   Nassau no Brasil holandês
        •   Revisão
      •   A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA PORTUGUESA
        •   Os agentes da expansão territorial
        •   Os bandeirantes
        •   Os jesuítas
        •   A criação de gado
        •   As novas fronteiras da América portuguesa
        •   Revisão
      •   ANOS INICIAIS
        •   Samambaia - EC 604
      •   ANOS FINAIS
        •   Brazlandia - CED incra 8
        •   Brazlandia - CEF 03
        •   Ceilandia - CEF 10
        •   Ceilandia - CEF 26
        •   Guará - CEF 05
        •   Rec Emas - CEF 802
        •   Samambaia - CEF 120
        •   Taguatinga - CEF 08
        •   Taguatinga - E.BILÍNGUE
      •   ENSINO MÉDIO
        •   Brazlandia - CED incra 8
      •   ESCOLA TÉCNICA
        •   Ceilandia - ETC
        •   Taguatinga - ETB
        •   Secretaria de Educação





                       
    FONTES HISTÓRICAS
    Entender que o conhecimento
    histórico é construído a partir do
    trabalho do historiador e
    fontes históricas.
    OS ASSÍRIOS E OS CALDEUS
    Caracterizar os diferentes
    povos que formaram as civilizações
    mesopotâmicas.
    OS PRIMEIROS HOMINÍDIOS
    Identificar temas referentes à
    Pré-história e compreender as
    transformações ocorridas no
    desenvolvimento do homem.
    GERMANOS NO IMPÉRIO ROMANO
    Compreender o processo de
    crise do Império Romano a
    partir do enfraquecimento interno
    e das invasões bárbaras.
    AS GRANDES NAVEGAÇÕES
    Analisar os fatores que
    favoreceram as Grandes Navegações
    e o seu impacto para os povos
    envolvidos nesse processo.
    ____________________________________________________________________________________________________________________________
    CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 - BRAZLANDIA DF
    HISTÓRIA - 6º ANO

    Área Especial n.º5 Qd. 12 Setor Norte
    CEP: 72.710-120

    Telefone: 61 3901 3669